sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ordem sacerdotal

        
               Ordem sacerdotal





O que é um Sacerdote?

É um homem como nós, sujeito a fraquezas, porém separado dos demais para o exercício da doação de Deus aos homens. O Sacerdote é o dispensador do amor de Deus aos homens.



A Ordem sacerdotal é o Sacramento que dá o poder de exercer os ministérios sagrados que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem o recebe o caráter de ministro de Deus: Bispo, Sacerdote ou Diácono.
O Sacramento da Ordem concede aos que o recebem um aumento da graça santificante, o caráter sacramental que lhes dá o poder para exercer as funções sagradas, e as graças para fazê-lo dignamente. As principais funções do Sacerdote são: celebrar a Santa Missa, administrar os Sacramentos e pregar a palavra de Deus. O sacerdote deve sempre ser tratado com respeito, pelo caráter do seu ministério, e com muito amor e amizade. Nunca deve ser esquecido que o sacerdote é um homem como qualquer outro com sentimentos e necessidades como qualquer um de nós. Vale a pena pensar se vemos o Sacerdote somente como um funcionário a nos servir ou como um homem, um amigo que dedica a sua vida exclusivamente a nós e a Deus.


Pela ordenação Sacerdotal, Jesus Cristo confere o poder de:

  • Celebrar a Santíssima Eucaristia;

  • Administrar os sacramentos: Batismo, Reconciliação, Eucaristia, Unção dos Enfermos, Matrimônio;

  • Administrar o sacramento da Crisma, quando receber delegação do senhor Bispo pela total impossibilidade deste;

  • Consagrar e benzer (pessoas e coisas). Somente o sacerdote pode confessar e consagrar.
O sacerdote jamais poderá perder o seu poder sacerdotal, a menos que seja dispensado pelos seus legítimos superiores através da ordem expressa do Santo Padre o Papa.
Jesus chama os jovens a seu serviço. Jovens de todas as nacionalidades, raças e cores. Eles devem ter requisitos básicos de cristãos verdadeiros: Fé viva e operante; Estar pronto ao sacrifício, até da própria vida, no serviço ao Deus que chama; Trabalhar pela salvação dos homens sem distinção de raça ou cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe os seus Comentários.